Estrelas reformadas de basquetebol da NBA e WNBA visitam angola para motivar jovens a superar desafios através do desporto

By United States Embassy in Angola

A Embaixada dos Estados Unidos em Angola tem o prazer de convidar o vosso órgão de comunicação social para a cobertura da visita a Angola das estrelas reformadas da NBA, Jason Paul Collins e da WNBA, Jennifer Lacy. As duas antigas estrelas Americanas vêm a Angola para desenvolver diversas actividades filantrópicas e de motivação de jovens em superar desafios através do desporto. As duas antigas estrelas realizarão as seguintes actividades, as quais estão convidados os jornalistas para cobertura:

  • Sexta-feira, 26 de Agosto de 2016

14:00 – Na companhia da Embaixadora dos EUA em Angola, Helena La lime, vão visitar o projecto “Juntos para Melhor” da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), através da ONG Search for Common Ground e doar bens diversos ao MIRENA, um orfanato que alberga crianças da rua. Durante a sua presença ali, as duas estrelas vão conduzir um “clinic” de basquetebol para os jovens e estarem disponíveis aos jornalistas. O projecto “Juntos para Melhor” tem um período de dois anos. A USAID apoiou a mitigação de conflitos e gestão de projectos que promovem o diálogo político entre a juventude angolana.

Morada: Viana, Zango 3, perto do SIAC.

  • Sábado, 27 de Agosto de 2016

09:45 – Na presença da Embaixadora Helena La Lime, as duas estrelas Americanas vão conduzir um “clinic” de basquetebol para jovens dos 12 aos 17 anos e a equipa paralimpica de basquetebol de Angola. Parceria: Federação Angolana de Basquetebol.

Morada: Quarteirão P do projecto habitacional do Kilamba.

  • Segunda-feira, 29 de Agosto de 2016

10:00 – “Clinic” de basquetebol para 50 jovens do município do Cazenga. As duas estrelas vão abordar as suas experiências sobre a importância do desporto, sendo atletas estudantes e os benefícios da aprendizagem do Inglês. Parceria: XMEX.

Morada: Avenida Deolinda Rodrigues s/n – junto ao IMNE Marista ao 1˚ de Maio.

  • Segunda-feira, 29 de Agosto de 2016

16:00 – Discussão contra o estigma com a comunidade LGBTI e aliados de Angola numa parceira com a organização LINKAGES. Os dois atletas vão partilhar as suas experiências sobre o preconceito nos EUA. O Projecto LINKAGES é um acordo de cooperação financiado pela USAID no âmbito do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio do SIDA (PEPFAR). O LINKAGES tem como objectivo reduzir o estigma e discriminação para salvaguardar os direitos humanos como uma das principais barreiras ao acesso à saúde.

Morada: Elinga Teatro a baixa de Luanda, Rua Largo Tristão da Cunha, 17.

Para a cobertura dos eventos, podem telefonar para a Secção de Imprensa da Embaixada dos EUA através dos seguintes números: 222-641-134 e 923-284-117 e contactar o Sr. Manuel Mungongo.

Sobre o evento:

Os dois atletas reformados da NBA e WNBA vêm a Angola ao abrigo do programa “Sports Envoy” do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que visa promover o entendimento mútuo entre os povos por meio do desporto. Ao abrigo deste deslocam-se a Angola, de 26 aos 29 de Agosto de 2016, dois jogadores de basquetebol, Sr. Jason Paul Collins da NBA (National Basketball Association) e Sra. Jennifer Lacy da WNBA (Women National Basketball Association) para participarem de actividades com vários grupos juvenis locais.