A DHL ajuda a proteger os leopardos em vias de extinção em África

A organização não governamental Panthera assinou um acordo com a DHL Express para enviar e distribuir peles falsas de leopardo para a África do Sul para serem usadas nas tradicionais práticas cerimoniais Shembe

By Deutsche Post DHL
Click for Full Image Size
A DHL ajuda a proteger os leopardos em vias de extino em frica

JOHANNESBURG, South-Africa, November 13, 2013/African Press Organization (APO)/ -- A DHL (http://www.dhl.com), a empresa líder em logística no mundo, celebrou um acordo com a Panthera (https://www.panthera.org), a maior organização mundial em preservação de grandes felinos, para enviar peles falsas de leopardo para África para ajudar a proteger esta espécie em vias de extinção, cuja pele é usada em cerimónias pelos seguidores da comunidade Shembe na África do Sul. Em nome da Panthera, a DHL irá enviar gratuitamente peles falsas de leopardo de fabricantes na China para a África do Sul, no âmbito de um contrato que se prolonga até maio de 2015.


Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/dhl_logo2.jpg


Photo: http://www.photos.apo-opa.com/index.php?level=picture&id=730 (Greg Lomas unpacking the faux fur rolls)


Infographic: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/photos/131113info.jpg


Photo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/photos/charles-brewer.jpg (Charles Brewer, Managing Director for DHL Express Sub-Saharan Africa)


Charles Brewer, diretor executivo da DHL Express para a África subsariana disse: “A preservação é uma questão fundamental em África, e para a DHL também, nesta região do mundo. Há uma grande paixão pelos "cinco grandes" animais africanos – elefantes, rinocerontes, leões, búfalos-africanos e leopardos – e os elefantes e os rinocerontes recebem muita atenção. No entanto, existem muitas espécies em vias de extinção que recebem pouca publicidade ou atenção.”


Esta iniciativa inovadora de preservação animal - concebida para proteger uma espécie ameaçada pela extinção e, ao mesmo tempo, manter uma antiga tradição sul-africana - foi criada pela organização sedeada nos EUA, Panthera, a quem a DHL se aliou como parte do seu programa de responsabilidade corporativa. No âmbito deste contrato, a DHL proporcionará apoio logístico gratuitamente, eliminando deste modo os custos associados ao envio internacional e à distribuição aos membros da comunidade Shembe em África.


Brewer continuou dizendo: “A iniciativa da Panthera é fantástica e inovadora – diz respeito à cultura e às tradições humanas, bem como à preservação de um animal magnífico – e, por isso, estamos a fornecer os nossos conhecimentos especializados em logística e a aumentar a consciencialização para uma questão complexa através da nossa própria rede e recursos. Esta parceria entre a Panthera e a DHL é uma solução natural, já que os conhecimentos especializados da Panthera sobre grandes felinos combinados com o alcance global da DHL são uma solução vencedora para a preservação animal.”


A pele de leopardo transformou-se no traje cerimonial habitual de mais de cinco milhões de membros da igreja Shembe, que faz parte do vibrante panorama cultural da África do Sul há mais de 100 anos. Anteriormente usadas pelos membros da realeza e chefes Zulu, as peles de leopardo, ou amambatha como são chamadas localmente, formam um vestido cerimonial e religioso que simboliza beleza, poder e prestígio. Estas amambatha são agora desejadas por um número crescente de seguidores Shembe do sexo masculino. Numa única celebração Shembe, os membros chegam a usar mais de 1000 peles de leopardo. Embora muitas peles sejam antigas e passadas de geração em geração, muitas peles novas são resultado da caça furtiva, o que origina a redução do número de leopardos.


Luke Hunter, Presidente da Panthera, afirmou: “Até à data, 2000 amambatha ou capas pelos ombros tradicionais de pele falsa de leopardo foram enviadas pela DHL para o nosso projeto. Os Shembe mostraram-se dispostos a usar as nossas alternativas de alta qualidade às peles verdadeiras de leopardo – o que se traduz no salvamento de 2000 leopardos às mãos dos caçadores furtivos. Só poderíamos ter dado tais passos importantes para a preservação do magnífico leopardo com a cooperação dos Shembe e o apoio da DHL.”


A DHL está empenhada em apoiar os projetos de preservação de animais em toda a África, desde o movimento de apoio aos rinocerontes na Tanzânia e aos gorilas no Gabão, bem como em apoiar outras causas locais, incluindo um elefante órfão, o Sr. Brrr.


O ancião e conselheiro legal dos Shembe, Lizwi Ncwane, afirmou: "Como líder da comunidade Shembe, vi em primeira mão como a minha comunidade se mostrou recetiva a usar estas peles falsas. Não só têm o aspeto e dão a sensação de pele verdadeira de leopardo, mas também duram mais tempo. Estamos gratos pelo facto de a Panthera ter trabalhado connosco para encontrar uma solução que junte a preservação dos leopardos com os costumes dos Shembe."


A Panthera tem trabalhado com os líderes dos Shembe para educar os seus membros sobre a crise dos leopardos por toda a região sul da África e trabalhou com designers digitais e empresas têxteis para criar uma pele falsa de leopardo, de alta qualidade e acessível, para ser usada nas cerimónias. O projeto da Panthera, que ganhou o apoio dos líderes Shembe, foi elogiado pela CNN e pela National Geographic, como uma solução inovadora de preservação de animais que respeita as práticas culturais locais.


A Responsabilidade Corporativa é uma parte fundamental da estratégia de negócios da Deutsche Post DHL e centra-se nos programas de proteção do ambiente (GoGreen), dar resposta a catástrofes e fazer a sua gestão (GoHelp) e defender a educação e a empregabilidade (GoTeach).


Distributed by APO (African Press Organization) on behalf of Deutsche Post DHL.

Contactos para a comunicação social:

DHL Ásia-Pacífico e EMEA

Comunicações Corporativas e Responsabilidade

Anita Gupta

Tel: +65 6771 3333

Fax: +65 6771 3322

E-mail: [email protected]

http://www.dhl.com/en/press.html

DHL - A empresa de logística para o mundo

A DHL (http://www.dhl.com) é líder de mercado global na indústria da logística e “A empresa de logística para o mundo”. A DHL dedica os seus conhecimentos de especialidade em transporte expresso, aéreo e marítimo internacional, transporte rodoviário e ferroviário, logística de contratos e serviços de correio postal internacionais aos seus clientes. Uma rede global composta por mais de 220 países e territórios e cerca de 285 mil funcionários em todo o mundo oferecem uma qualidade de serviço superior e conhecimentos locais para responder às suas necessidades de cadeia de fornecimento. A DHL aceita a sua responsabilidade social apoiando a proteção do meio ambiente, gestão de catástrofes e educação.


A DHL faz parte da Deutsche Post DHL. O Grupo gerou receitas superiores a 55 mil milhões de euros em 2012.